quinta-feira, setembro 28, 2006

A respeito

O respeito, por si e entre todos, assume as mais diversas formas. O que é e são, respeito? São, a cortesia, a educação, a solidariedade, a lealdade, a amabilidade, a hospitalidade, um pouco de tudo, um pouco de nada.
A boa educação é aprender e saber respeitar. A solidariedade, não é mais do que o respeito pelas dificuldades do outro. A lealdade é o respeito pela paridade do outro. A cortesia e a afabilidade são o respeito pela sensibilidade do outro. A hospitalidade é o respeito em acolher os outros. E por aí fora.
O respeito é a matéria-prima para a relação de cada um consigo e com os outros. Tudo o resto são pouco mais do que variações higiénicas, melódicas ou semânticas, consoante a arte e o artista.
Estou quase certo disso. Só duvido, por razões de respeito.
(Almada)

3 Comments:

At 4:22 da tarde, Blogger S. said...

É crescente o flagelo da carência de educação para o respeito, que passa tantas vezes por nunca se ter aprendido o respeito por si próprio... O resto todos sabemos, desembocamos numa interminável sucessão de acontecimentos de xenofobia ou falta de civismo que chegam a agredir-nos enquanto fazemos coisas tão banais como ver o telejornal ou andar na rua. Felizmente, ainda vamos sendo um país de brandos costumes...

Haja vozes que lembrem que o respeito precisa-se.

Beijinhos

 
At 4:31 da tarde, Blogger Rui Nelson Dinis said...

Olá S., tudo bem? Agradeço os teus comentários. És sempre simpática e generosa comigo.
Andas a escrever pouco no teu blog. Não desiludas o teu faminto clube de fãs, no qual me incluo. Beijinhos.

 
At 7:35 da tarde, Blogger S. said...

Olá :)
Está tudo bem, obrigada. Cheguei agora de um seminário sobre Direito Penal do Ambiente (que em época normal me pareceria mais um bom caminho para o tédio) e que me deixou excepcionalmente radiante, não fora as teias de aranha que já se vão acumulando. Sabe bem voltar ao activo ;) E tu, como estás?
É um prazer vir a este teu espaço e partilhar as tuas reflexões, sempre atentas e perspicazes e com essa pitada de humor que as torna tão especiais.
Tenho estado mais afastada do meu ciber-mundo, devido a problemas técnicos (computadores que avariam por uma suposta descarga energética de uma pseudo-tempestade que nem me apercebi que tinha passado... E depois são os juristas que são complicados lol).
Muito obrigada pelo apoio, pelo incentivo, pelo carinho. É muito gratificante ter um público como tu.
Beijinhos e bom fim-de-semana

 

Enviar um comentário

<< Home