sexta-feira, setembro 01, 2006

Obrigado

Aborrece-me, sempre que tento agradecer a alguém. Não é por agradecer, porque gosto de o fazer. Se o faço, será autêntico. Porque o agradecido o merece ou tal espera. É antes pelo constrangimento de o fazer, utilizando a mais comum e inapropriada das palavras: "obrigada", ou a forma mais cruel, "obrigado".
"Obrigado", nada! Se agradeço, é porque confirmo uma acção, um gesto, uma atitude, uma palvara, que apreciei e aprecio. Se apreciei, foi porque quis. Se quero, não sou nem fui obrigado. Porque que raio hei-de dizer "obrigado"?
Posso e devo estar agradecido, mas não obrigado. Se estiver obrigado, não estarei certamente agradecido. Aborrece-me...
(Almada)

2 Comments:

At 4:21 da tarde, Blogger Lis said...

Podes usar a expressão : «muito grato», ou «agradecido»:-). Realmente obrigado tem uma conotação demasiado forte mas só se pensarmos nisso. Há palavras que do uso perdem a força etimológica...mas não me lembro agora de nenhuma. Hélas!.-)
quanto ao obrigada ou obrigado faz sentido, já que são palavras que concordam em género com o sujeito. Se for uma moçoila deve dizer obrigada, se for um moçoilo, obrigado.Não me parece haver por isso inapropriação do termo. Ou entendi-te mal.

P.S.: Tenho moderação de comentários daí que eles não fiquem imediatamente visíveis.

 
At 4:22 da tarde, Blogger Rui Nelson Dinis said...

Isso é uma espécie de censura... eheheh

 

Enviar um comentário

<< Home